sábado, 26 de maio de 2012

Palestra enfoca o lugar da dança na universidade e o mercado de trabalho

Por que a necessidade de formar profissionais de dança no meio acadêmico universitário? Como está se pensando o currículo de um curso superior em dança em outras universidades brasileiras? Qual é o mercado de trabalho e quais são as possibilidades de atuação para estes profissionais? São perguntas que Diego Pizarro, docente do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília – IFB, pretende responder na palestra “A Dança no Ambiente da Universidade: produção de conhecimento e mercado de trabalho”que ministrará no dia 30 de maio, no Auditório do Bloco Amarelo do Ceart, às 18h30.

Vale lembrar que a criação do curso de dança no Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina (Ceart/Udesc) é uma das pautas que mais se discute hoje no meio acadêmico. No mês passado, o “Movimento pela Dança”, coordenado pela Profa. Sandra Meyer do DAC, realizou várias ações no CEART para reivindicar esta nova graduação para a Universidade.

Desta forma, o Departamento de Artes Cênicas da Udesc convida professores, alunos e demais interessados para debaterem o assunto no encontro”A Dança no Ambiente da Universidade: produção de conhecimento e mercado de trabalho” : “Esta é uma boa oportunidade para trocarmos ideias sobre o tema que vem sendo discutido mais enfaticamente neste semestre. Na palestra, Diego relatará sua experiência na construção do Curso de Licenciatura em Dança do IFB”, declara o Prof. Stephan Baumgärtel, propositor desta palestra.

Logo após a palestra, Diego Pizarro vai coordenar, junto com a acadêmica e pesquisadora em Improvisação Mayana Marengo, um encontro livre de Improvisação em Dança. Será um experimento em Underscore, prática que – por meio dança – promove a improvisação coletiva entre os participantes, ou seja, durante o encontro vão de um estado individual de aprofundamento para as interações em grupo.

Sobre Diego Pizarro
Diego Pizarro é docente do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília – IFB. Além de mestre em artes cênicas, é especialista em fisiologia, pesquisador, coreógrafo, ator e bailarino. Vale destacar que é graduado em Dança na Escola Superior de Artes de Amsterdam e  instrutor habilitado pela Gyrotonic Corporation (EUA). Desenvolve pesquisa em Contato Improvisação e na área de Educação Somática aplicada à dança e é integrante da Basirah – Cia. De Dança Contemporânea em Brasília desde 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário