segunda-feira, 30 de abril de 2012


Laboratório Underscore


Contato improvisação pode ser entendido como uma forma de dançar que propõe o aproveitamento da energia cinética gerada por pequenas e grandes quedas (gravidade), mantendo um ponto de contato com o outro e organizado pela improvisação de movimentos. O contato improvisação consiste numa dança não ditatorial, não excludente e trabalha com estruturas de improvisações que não levam o participante ao isolamento.

Surgida no início dos anos 1970 nos Estados Unidos em meio a dançarinos que investigavam o corpo e o modo como as leis físicas da natureza afetavam o movimento. Hoje, há praticantes por todo o mundo, realizando ou participando de aulas regulares, oficinas, workshops, festivais e também encontros informais chamados Jam's. 

Estudando com os principais fundadores do contato improvisação (CI), venho estudando as metodologias de ensino dessa prática de dança, observando as melhores maneiras de conduzir, estimular e criar a partir das experiências com esses professores. O Laboratório é muito intenso, desde ensinar os princípios da técnica até estimular o contato profundo e a liberdade de expressão que a dança proporciona, possibilitando a criação espontânea que acontece nesse encontro.

Interessa-me investigar as possibilidades de movimentos ou como o corpo se organiza diante da improvisação.  Conhecer as leis físicas do movimento: aceleração e impulsos, velocidade, queda, inércia, forças opostas, momentum. Encontrar a ludicidade que há na dança. Construir o corpo responsivo. Perceber as oportunidades de criação e composição.

Os encontros do Laboratório pretendem praticar e compartilhar conhecimentos desta dança, entendendo que este conhecimento é do corpo e está nele, que se reorganiza continuamente, materializando na sua forma de estar no mundo.

No mês de maio vamos aprofundar os princípios da técnica de CI. A novidade é que no mês de junho vamos iniciar um estudo das estruturas do UNDERSCORE. O Underscore é uma Jam estruturada, desenvolvida pela artista/professora Nancy Stark Smith, uma das principais colaboradoras de Steve Paxton, o fundador do CI.


Nancy, em seu livro Caught Falling, afirma que “o Underscore é um contexto para praticar e pesquisar improvisação em dança. É uma estrutura profunda que guia os dançarinos por meio de uma série de estados que se transformam, de um estado individual de aprofundamento, relaxamento e sensibilização pela gravidade e suporte; por meio de circulações e interações em grupo, engajamento em contato improvisação para abrir-se a uma improvisação plena em grupo incluindo a percepção de composição, para por último voltar a um estado de descanso e reflexão.” Caught Falling, pág. 89

Estive em um curso intenso com Nancy e aprendi as estruturas que existem em Underscore, possibilitando agora repassar esses conhecimentos no Laboratório de CI no Ceart. Em junho vou conduzir uma jam Underscore em Florianópolis, que estará conectada com o Global Underscore, em comemoração de 40 anos da criação do contato improvisação. O Global Underscore vai acontecer no mundo todo dia 23 de junho, e estaremos preparados para essa comemoração!

Serviço: Laboratório Underscore
Quando: Todas as segundas-feiras das 9 às 12hs na Sala Dança 2
Bloco Cênicas Ceart/Udesc
Início: segunda dia 07 de maio
Público alvo: artistas, educadores e pensadores do corpo, dança, arte e movimento.
Gratuito ao público.




Foto tirada por mim em Underscore facilitado por Nancy Stark Smith em Buenos Aires, dezembro de 2011. Nancy está presente na foto, de camisa azul claro e longas tranças, sua marca registrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário