domingo, 18 de julho de 2010

História do Contact Improvisation

História do Movimento
"CONTATO IMPROVISAÇÃO"

O Contato improvisação surgiu na década de 70, dentro do contexto do Movimento Hippie e do "apoderar-se" de valores e costumes. Este movimento começou exatamente em 1972 nos EUA, fez parte das grandes transformações sociais comunitárias e igualitárias que se sucederam, simultaneamente, em diversas reorganizações sociais e políticas, em todo o planeta.
Um grupo de bailarinos liderados por Steve Paxton começou investigando a qualidade reflexa do toque, os impulsos, as caídas, os rolamentos e os choques.
Esta experiência conhecida pelo nome de "Magnesium" foi o início de uma forma de dança que até o dia de hoje está em constante desenvolvimento, transformação e crescimento.
Tanto seu criador como os primeiros bailarinos vinham do campo da dança moderna e, entretanto, buscavam elementos e ideias em técnicas tais como: Taichi Chuan, Aikidô, Yôga e Dança Contemplativa.
Muitos de seus participantes sentiam que eram parte de contexto de movimento sociaal mais amplo, cuja ideologia rechaçava os papéis sexuais e as "hierarquias sociais" tradicionais.
Os bailarinos se concentravam mais na percepção interna do movimento e no contato com o outro do que nas formas e rotinas definidas. Eles consideravam o contato e a interação com outra pessoa diferente ou igual sexo, tamanho, origem, etc. Como uma maneira de construir e ter uma nova experiência do "Eu".

* Texto fornecido pela profª Ana Alonso em oficina de dança em 2009. Postado por Mayana Marengo dia 18/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário